As redes sociais são os grandes instrumentos de comunicação da atualidade. Com elas, é possível gerar muitos negócios com o melhor custo benefício possível.

Porém, para isso, é necessário saber exatamente em qual canal investir e de que forma. Leia a matéria completa para entender um pouco mais sobre como gerar negócios através das redes sociais.

Entender cada canal de comunicação

Atualmente, temos 6 grandes redes sociais que estão em alta, com milhares de usuários e uma grande capacidade de gerar negócios através da Internet. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir:

Facebook: a rede social que revolucionou o mundo digital com o “like”, possibilitando maiores interações e prendendo a atenção dos usuários por muito mais tempo ainda continua em alta. Por mais que as novas gerações não usem mais o facebook, ainda tem um público (40+) que permanece na rede. Então se o seu produto ou serviço é para pessoas nessa faixa etária, a sua empresa PRECISA investir no facebook.

Instagram: a rede social é o equilíbrio entre o facebook (público 40+) e Tiktok (público mais jovem), e também o melhor aplicativo para social selling (venda por rede social), por ser muito prático e intuitivo, a rede social prende diferentes faixas etárias com as diversas opções de conteúdo: feed, story e reels.

Youtube: uma rede social diferente das demais, por ser exclusivamente de VÍDEOS. Cresceu com os vídeos tutoriais e reviews de diversos produtos e serviços. Ali é o consumidor que fala, o consumidor que faz propaganda, apresentando pontos positivos e negativos das marcas.

LinkedIn: a mais séria de todas. Um lugar para falar apenas sobre trabalho e conquistas acadêmicas. Possui um conteúdo realmente rico e focado em negócios.

Pinterest: a rede social da inspiração. Seus usuários não compram roupa ou decoram suas casas sem antes criar uma pasta de inspiração por lá.

TikTok: a rede TOP DE 2022! Sucesso entre o público jovem, responsável pelas grandes tendências (trends), a rede social revolucionou o que conhecíamos como rede social, trazendo vídeos curtos, menos produzidos, com fatos do dia a dia.

Criação de conteúdo para gerar valor

Ao criar uma ou mais das redes sociais citadas acima, é necessário pensar também em uma ESTRATÉGIA de conteúdo para GERAR VALOR para o potencial cliente.

Por exemplo, ter um Instagram e postar apenas frases motivacionais não vai fazer a sua empresa sair do lugar. Pense numa comunicação clara e objetiva.

O seu seguidor quer saber como a sua marca pode ser útil na vida dele. Mostre utilidade, o problema que o seu produto ou serviço irá resolver. Tire dúvidas. Mostre detalhes e os bastidores. Isso se chama MARKETING DE CONTEÚDO.

Distribuição do conteúdo

Ao criar o seu planejamento, entenda em qual canal o conteúdo que você produziu se encaixa.

Por exemplo: sua marca é para o público mais jovem, por isso, utiliza em sua linguagem gírias, trends do momento, memes, então é possível distribuir esse conteúdo em forma de VÍDEO no Tiktok, ou de IMAGEM (meme) no Instagram. Porém, utilizar um conteúdo engraçado no LinkedIn provavelmente não dará certo.

Considere como a comunicação pode se encaixar em cada rede social e planeje separadamente o conteúdo por canal de distribuição.

Publicação com recorrência

Falamos de planejamento no tópico anterior, pois para postar com recorrência é necessário um planejamento. Não fique dias e semanas sem postar. Isso prejudica a entrega dos seus conteúdos para os seus seguidores (algoritmos), além de fazer com que a sua marca caia no esquecimento. Já dizia o ditado: “quem não é visto, não é lembrado.”.

Para isso, existem ferramentas próprias de planejamento e programação de conteúdos, como a mLabs, uma ferramenta paga que permite programar posts por semanas ou meses, facilitando demais a organização das suas redes sociais. Porém, o grupo Meta também tem uma ferramenta gratuita, chamada Estúdio de Criação, que tem a mesma função para seus próprios aplicativos: Facebook e Instagram.

Interação com o público

Por último, a forma de medir o sucesso do seu conteúdo, é a interação com o público. Ao fazer um post, acompanhe os comentários. Responda a todos, interaja. Olhe sempre as mensagens e responda rapidamente. Seja presente e próximo dos seus seguidores, isso faz toda a diferença.

Com essas dicas, será possível gerar muitos negócios através das redes sociais. Lembre-se: quantos mais usuários ativos nelas, mais oportunidades de negócios para a sua empresa.